Este blog é um projeto pessoal e tem como principal objetivo difundir o trading esportivo no âmbito nacional e internacional de forma realista, transparente e profissional, por meio de conteúdos e cursos gratuitos, desenvolvidos por um profissional da área.

É possível aprender trade esportivo sozinho?

Seja bem vindo a mais um conteúdo muito importante para a sua evolução, neste caso em particular, é um assunto que gosto bastante de falar: Como aprender Trade Esportivo sozinho.

Em primeiro lugar, gostaria que você soubesse que desde o início desse projeto pessoal, meu objetivo nunca foi te passar qualquer tipo de conteúdo mastigado, pois o que a maioria das pessoas procura é a fórmula mágica para ganhar dinheiro, mas a realidade é que não é bem assim e é exatamente por esse motivo que tanta gente é enganada e acaba comprando materiais de péssima qualidade.

Desde o princípio a minha ideia sempre foi tentar te levar aos caminhos ideais para você conseguir aprender Trade Esportivo, e obviamente você vai precisar se esforçar e estudar muito. Eu quero abrir a sua mente para que você possa entender que é preciso muita dedicação para que futuramente você possa trabalhar de forma lucrativa devido ao seu empenho de hoje.

Para começarmos, quero que você defina qual é o seu esporte e perfil de atuação – esse perfil pode se modificar com o passar do tempo de acordo com a sua evolução pessoal, bem como pelas mudanças do mercado. Te recomendo a aprender apenas um mercado em específico dentro do esporte escolhido.

→ Se você não sabe do que se trata o parágrafo acima clique aqui.

Como aprender trade esportivo?

As primeiras informações que você precisa para aprender Trade Esportivo são as nomenclaturas dos mercados, pois nunca é demais entender como funciona determinado mercado. Você pode entrar no site da Betfair e procurar na internet informações acerca dos mercados que a casa disponibiliza.

Eu posso te adiantar que os principais mercados são:

Futebol:
–  Match Odds, Probabilidades ou MoneyLine
–  Under / Over x.5 gols (mais ou menos x.5 gols)
–  Correct Score (Resultado Correto)

Cavalos:
–  Winner (Vencedor)

Tênis:
–  Match Odds ou Probabilidades ou MoneyLine

Entenda mais sobre esses mercados

Comece pelos mercados mais conhecidos

A segunda informação a ser compreendida é a importância Liquidez (quantidade de dinheiro transacionado no mercado de atuação). Pergunte-se o seguinte: O mercado que vou trabalhar tem dinheiro? É possível operar no mercado?

Deixo aqui um parênteses → O fato do mercado não ter liquidez, não significa que ele não pode ser trabalhado ou que você não pode ser lucrativo trabalhando nele, porém, como você está começando agora é muito mais fácil aprender Trade Esportivo através de um mercado que possua uma boa liquidez para que você possa ver de fato como as movimentações de preço acontecem, já que isso não é possível em um mercado sem dinheiro, pois não há tanta movimentação.

Por exemplo, o mercado do Correct Score comparado ao Match Odds tem muito menos dinheiro, e é por essa razão que você vai encontrar os famosos Gaps (são os buracos entre quem está te oferecendo back e quem está te oferecendo lay).

Os Gaps demonstram que o mercado tem uma baixa liquidez e são mercados que eu não te indico a começar trabalhando. ISSO NÃO É UMA REGRA! Se você quer aprender Trade Esportivo em um mercado sem dinheiro, você pode usar a mesma metodologia que provavelmente irá  funcionar, entretanto, você certamente sentirá uma diferença em relação às movimentações. É por isso que para começar a aprender Trade Esportivo eu te indico um mercado com uma boa liquidez.

Leia mais sobre Gaps

Entenda o funcionamento desses mercados

O terceiro aspecto básico para aprender Trade Esportivo é entender quando um mercado é perdedor ou vencedor. Por exemplo: no Match Odds de uma partida de futebol temos 3 mercados: Time 1, Time 2 e Empate. Quando o jogo termina empatado o mercado do empate é vencedor e o do Time 1 e Time 2 são perdedores

Em uma corrida com 10 cavalos apenas 1 cavalo sai vencedor e os outros 9 saem perdedores. No tênis nós não temos o empate, ou seja, um tenista vai ganhar e o outro vai perder.

O quarto e último aspecto básico que você precisa entender para aprender Trade Esportivo são as direções naturais do mercado. A partir do momento que a bola começa a rolar em uma partida de futebol, o Empate é o mercado que está indo em direção a 1.01 – nós dizemos que este mercado está a favor do tempo – pois a medida que o tempo passa o empate vai se tornando cada vez mais provável de acontecer.

Em contrapartida o mercado dos times A e B vão em direção a odd de 1000. Entretanto, se o time A faz 1×0 – o empate que estava mais próximo de 1.01 muda de direção e sua tendência passa ser em direção a odd de 1000 enquanto o time A que estava indo a 1000 passa ser o evento mais provável e consequentemente a sua direção natural será a odd 1.01. Por outro lado, o time B que estava indo em direção a 1000 se aproxima cada vez mais, pois a probabilidade dele vencer diminuiu significativamente.

Acredito que agora vai ficar mais fácil de entender:

Mercado descendo
–  Back → A favor do tempo
–  Lay → Contra o tempo

Mercado subindo
–  Back → Contra o tempo
–  Lay → A favor do tempo

Aprenda mais sobre back e lay 

Grave a sua tela para estudar os mercados

A próxima etapa de aprendizagem que não pode deixar de faltar é a de gravação dos eventos. É nessa etapa que você vai conseguir um acervo de eventos gravados para começar a estudar e entender de fato o mercado que você quer aprender, e para isso você vai precisar de um software e uma stream lado a lado. Ah, é claro que e não podemos esquecer do software para gravar a tela do seu computador.

Faça essa gravação com MUITOS eventos e após as concluí-las parta para o estudo aprofundado. Assista aos vídeo várias e várias vezes para que você possa entender as movimentações de cada mercado. Nas suas gravações procure buscar a relação entre o que está acontecendo no jogo com o se passa no mercado.

Por exemplo: O que acontece no mercado quando uma equipe está exercendo uma forte pressão na outra? Quando acontece um gol? Cartão amarelo? Cartão vermelho no começo do primeiro tempo ou no fim do segundo? Após uma lesão de um jogador importante? O que acontece quando um cavalo dispara na frente ou quando um cavalo cai?

Outra dica importante: faça estudos por padrões.

–  Jogos com super favoritos
–  Jogos com claros favoritos
–  Jogos equilibrados
–  Jogos onde a zebra marca primeiro
–  Corridas Flat
–  Corridas de Salto

Junte-se a pessoas que buscam o mesmo que você

Eu acho muito legal a interação com pessoas que estão aprendendo o mesmo mercado. Eu por exemplo, adoro usar o TeamSpeak e trocar experiências com meus amigos. Te recomendo a buscar gente que esteja aprendendo o mesmo mercado que você, pois não faz sentido interagir com pessoas que estão aprendendo coisas distintas – até porque as informações vão se cruzar – mantenha o foco em pessoas que pretendem seguir o mesmo caminho que você – o compartilhamento de experiências vai acelerar os seus estudos.

Participar de grupo que tem focos e objetivos diferentes não irá agregar em nada o seu conhecimento, pois a quantidade de informação de mercados diferentes não irão acrescentar em nada o seu conhecimento. Foque apenas em um mercado.

Trade esportivo é prática

Após seus estudos se você se sentir confiante para começar a trabalhar, eu te aconselho a NÃO trabalhar em modo treino, mas sim investir um pequeno capital exatamente para trabalhar a questão psicológica e emocional (lembre-se o valor desse capital precisa ser um valor que você esteja disposto a perder), isso também faz parte do aprendizado, pois você precisa se autoconhecer, principalmente em situações adversas.

Coloque em prática tudo o que você estudou e grave TAMBÉM todas as suas operações da mesma forma que você fez na sua fase de aprendizado e posteriormente  faça uma análise dos seus erros e acertos – a sua evolução será consequência do seu trabalho.

Não fique se preocupando com os prejuízos no seu processo de aprendizagem, pois estamos falando de um investimento que envolve tempo e dinheiro, até porque é normal cometer erros, principalmente no início das operações. Evite se auto pressionar pelos seus erros, pois o dinheiro estava ali exatamente para aprender Trade Esportivo, a cada perda que você tiver, encare como um aprendizado a mais.

Tome o tempo que for necessário

Eu particularmente já perdi muito dinheiro, tanto no mercado de cavalos como no mercado de futebol, mas todas os meus prejuízos me serviram para algum aprendizado que originaram a experiência que tenho hoje. Encare sempre os reds como aprendizado, pois eles estão ali exatamente para te engrandecer. Não tenha pressa para aprender Trade Esportivo, até porque você não precisa começar hoje e no mês que vem estar operando e sabendo tudo.

Sendo assim, grave, estude, reveja suas operações e corrija seus erros até você conseguir constantemente bons desempenhos. A tão sonhada consistência não vem só do conhecimento, mas também da prática. Você não vai conseguir se tornar um especialista no mercado da noite pro dia, então não se cobre e nem coloque pressão para você aprender, vá devagar. Você não precisa dar satisfação para ninguém do tempo que você vai demorar para aprender Trade Esportivo, tome seu tempo!

Ponha na cabeça que você nunca vai conseguir alcançar seus objetivos se você não sentar para estudar e entender as movimentações de mercado e isso leva tempo. Você precisa principalmente aprender a aceitar a ter prejuízo, isto é, tenha plena noção de que você vai perder dinheiro. Mantenha ao seu lado pessoas que também estão aprendendo o mesmo mercado e não se esqueça de estudar suas anotações.

Dedique-se!

Ouça o podcast desse assunto

Para assistir esse conteúdo no Youtube, basta clicar aqui
Para escutar esse artigo em formato de podcast no SoundCloud, basta clicar aqui
Não esqueça de se inscrever no canal do Youtube e ativar as notificações para receber os novos conteúdos.

Aprender trade esportivo sozinho - Betfair

Pin It on Pinterest