Comportamento do Preço

Compartilhe essa aula
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook

Aproveite Melhor o Curso! Cadastre-se gratuitamente para receber dicas de como aproveitar melhor o curso, e ser avisado sempre que uma nova aula for disponibilizada!


Sejam muito bem-vindos a mais uma aula do curso intermediário. Hoje nós vamos falar sobre o comportamento do preço ao longo de uma partida com base nas condições das equipes. Eu acredito que este é um assunto de extrema importância e que vai ser o primeiro passo para iniciar o curso avançado.

A minha ideia é fazer uma breve abordagem sobre estabilidade e mobilidade dos preços, o que vai possibilitar falar de operações no próximo módulo.

Fatores de Interferência

A primeira coisa que temos que ter em mente é que o comportamento do preço nos 90 minutos de jogo, vai sofrer interferências de três fatores. São eles:

A – Condição das Equipes:  entender a condição das equipes no pré-live nos ajuda a mentalizar como o preço provavelmente deveria se movimentar. Ou seja, saber se uma equipe é superfavorita, favorita, zebra, etc.

B – Superioridade em Campo: saber identificar uma superioridade, e consequentemente uma inferioridade dentro de campo é muito importante para compreender o comportamento do preço.

C – Tempo: no Match Odds, o tempo vai ter uma interferência maior no comportamento do preço nos 45 minutos finais da partida. Na primeira etapa, o tempo não influencia tanto o mercado.

Superioridade clara em campo

Quanto mais claro for uma superioridade de uma equipe, mais fácil é identificar o comportamento do mercado. Isto acaba tornando mais fácil a nossa tomada de decisão.

Nós precisamos sempre nos atentar ao comportamento da equipe (superioridade ou inferioridade), ao seu preço e ao tempo de jogo. Unindo esses três fatores, obtemos uma análise clara de jogo. Uma vez que muitas pessoas terão a mesma percepção e será mais fácil identificar o comportamento do preço.

O Trading Esportivo é um mercado de renda variável, por isso, lembre-se que essa visão não é algo garantido, mas sim uma especulação no mercado.

Inferioridade clara em Campo

Da mesma maneira que existe um time superior em campo, do outro lado vai haver a equipe com desempenho inferior. Portanto, são coisas que se completam.

Caso haja uma ausência de superioridade, também haverá uma ausência de inferioridade, que caracterizadas por um jogo morno.

Não há problema algum se você entender de táticas de futebol e enxergar detalhes dentro de campo que possam servir como armas a seu favor. No entanto, preciso salientar que: o que pouca gente vê, não vai te dar tanta segurança. Isto é, não vai dar estabilidade no mercado.

Tenha muito cuidado ao trabalhar contra esta equipe quando você enxergar algum detalhe específico. Isto porque você pode estar indo contra uma grande quantidade de pessoas e o mercado pode acabar indo na direção inversa da sua posição. Sabemos que o que move o preço é a massa, que precisa enxergar a mesma coisa para fazer o preço se movimentar em uma direção.

O fator tempo

É inevitável dividir a influência do preço pelo tempo em primeira e segunda parte. Na primeira etapa de jogo nós tempos menos influência do tempo, porque as pessoas acreditam que existe tempo sobrando. E na segunda etapa de jogo o comportamento do preço sofre grande influência do tempo porque temos aflição no mercado por conta da escassez de tempo.

Faixas de tempo

Nós temos alguns intervalos de tempos específicos para o comportamento do preço:

Do 0 aos 20 minutos: Correção inicial

Dos 20 aos 45 minutos: Movimento natural

Dos 45 aos 90 minutos: Movimento natural, porém com grande influência do tempo.

Padrões de jogo

Após ver os três fatores que influenciam no comportamento do preço, chegou a hora de aplicar de fato nos padrões de jogo. A minha ideia é explicar o comportamento do preço de acordo com a condição do time conectado ao seu desempenho em campo. Isto é, quando uma equipe está sendo superior ou inferior ou jogando com ausência de superioridade ou inferioridade. Além disso, também vou abordar qual é o intervalo de tempo que vai ter mais movimentação ou não. [alert_warning] Antes de mais nada, gostaria de te lembrar que no vídeo acima a partir o minuto 15:42 eu explico como funciona o comportamento do preço com base nos padrões de jogo[/alert_warning]

Superfavorito x Zebra

A primeira coisa a ser feita é separar o superfavorito jogando em casa e fora de casa. Geralmente classificamos o superfavorito com odds entre 1.01 e 1.40.

Superfavorito com superioridade [Em casa]

Dos 0 aos 20 minutos: Comportamento lateral do mercado. Preço estável. Não há correção do preço, pois já é esperado que um superfavorito jogue muito bem. A equipe tem muito tempo para jogar. Por este motivo a grande massa ficará a favor dessa equipe.

Dos 20 aos 45 minutos: Movimento natural do mercado que irá subir de forma bem lenta, pois não sofre tanta influência do tempo.

Dos 45 aos 90 minutos: Influência do tempo faz a movimentação do preço ser acelerada de maneira gradativa. Ou seja, quanto menos tempo restar, mais agressivo será o comportamento do preço.

Quero te lembrar que o mercado não é linear, pois no jogo são criadas situações de perigo que movimentam o preço com base em cada lance, causando aflição no mercado.

Superfavorito com superioridade [Fora de casa]

Quando o superfavorito joga fora de casa o comportamento do preço é bem parecido. No entanto, algumas vezes o que diferencia é que por sua odd estar um pouco mais alta, a movimentação aflita no segundo tempo pode começar um pouco antes.

Superfavorito com ausência de superioridade

Dos 0 aos 20 minutos: No início de jogo pode haver uma pequena subida do preço, porém, também existe uma certa estabilidade no mercado. Isto porque muitos traders acreditam que mesmo não jogando também, a equipe pode marcar a qualquer momento.

Dos 20 aos 45 minutos: Movimento natural do mercado que irá subir de forma lenta, pois não sofre tanta influência do tempo.

Dos 45 aos 90 minutos: Influência do tempo faz a movimentação do preço ser acelerada de maneira gradativa.

Zebra

Independente de como a equipe está jogando, na grande maioria das vezes o mercado se comporta de forma lateral. Isto ocorre porque a odd da zebra já possui um valor elevado, sendo, portanto, um mercado estável e sem muitas movimentações.

Favorito [Superior] x Não Favorito [Inferior]

Dos 0 aos 20 minutos: Se o favorito estiver jogando bem e cumprindo a expectativa, o mercado ficará lateralizado. Nessas condições, o preço do não favorito sobe de forma natural, dependendo da faixa de odds. Quanto mais baixa a odd, a subida pode ser um pouco mais forte.

Caso o favorito jogue acima do que era esperado, com MUITA superioridade. Haverá uma correção de odds para baixo. Enquanto o não favorito pode ter uma correção um pouco mais brusca para cima. Uma estabilidade do mercado acontece quando o jogo perde essas características.

Dos 20 aos 45 minutos: Movimento natural do mercado que irá subir de uma forma um pouco mais rápida que a de um superfavorito, pois não sofre tanta influência do tempo.

Dos 45 aos 90 minutos: Influência do tempo faz a movimentação do preço ser acelerada de maneira gradativa.

Favorito [Sem superioridade] x Não Favorito [Sem inferioridade]

Dos 0 aos 20 minutos: Quando temos um jogo morno, a odd do favorito sofre uma leve correção. Isto porque é esperado um certo domínio e melhor futebol do favorito e como a expectativa não corresponde à realidade, temos o ajuste de odds. No entanto, a odd do não favorito fica estável e o que se movimenta para baixo na verdade, é o empate.

Dos 20 aos 45 minutos: Movimento natural do mercado que irá subir de uma forma um pouco mais rápida de quando o favorito é superior.

Dos 45 aos 90 minutos: Influência do tempo faz a movimentação do preço ser acelerada de maneira gradativa.

Favorito [Inferior] x Não Favorito [Superior]

Dos 0 aos 20 minutos: Correção agressiva para cima do favorito e para baixo do não favorito. Muitas vezes quando a superioridade é tão grande, ocorre a inversão das odds. Isto é, o não favorito passa a ter uma odd mais baixa que a do favorito.

Dos 20 aos 45 minutos: Estabilização do mercado, pois a incidência do tempo é pequena. Uma movimentação natural do mercado acontece, caso o jogo perca as características.

Dos 45 aos 90 minutos: Influência do tempo faz a movimentação do preço ser acelerada de maneira gradativa.

Jogo parelho: Superioridade x Inferioridade

Dos 0 aos 20 minutos: O time que possui superioridade na partida corrige para baixo, enquanto o time inferior sofre correção para cima.

Dos 20 aos 45 minutos: Estabilização do mercado. Incidência do tempo é pequena. Movimentação natural do mercado, caso o jogo perca as características.

Dos 45 aos 90 minutos: Influência do tempo faz a movimentação do preço ser acelerada de maneira gradativa.

Jogo parelho: Ausência de superioridade

Dos 0 aos 20 minutos: Mercados estabilizados porque não existe superioridade por parte de nenhum time.

Dos 20 aos 45 minutos: Movimentação natural do mercado

Dos 45 aos 90 minutos: Influência do tempo faz a movimentação do preço ser acelerada de maneira gradativa.

Jogo parelho: Alternância [Intervalos]

Jogos com características de alternância com intervalo de tempo são fáceis de trabalhar. Funciona da seguinte forma: cada equipe é superior durante um intervalo de tempo específico. Por exemplo, a equipe da casa é superior nos primeiros 10 minutos. Já do minuto 10 até 20, a equipe visitante toma o controle do jogo e passa a ser superior. Dos 20 aos 30 o time mandante retoma o controle da partida. E assim sucessivamente. Existem possibilidades de trabalho dentro de cada intervalo.

Vamos supor que nos primeiros 10 minutos a equipe da casa esteja melhor. Logo, sua odd sofrerá correção para baixo enquanto a equipe visitante terá seu preço ajustado para cima.

Posteriormente, no intervalo de 10 a 20 minutos a equipe visitante passa a ser superior. Consequentemente, a odd dos mandantes vai voltar a subir, e, possivelmente acima da odd em que se iniciou a partida.

Por outro lado, o preço da equipe visitante, sofrerá uma leve correção para baixo, contudo, sua odd não será mais baixa do que o preço inicial. Isto porque há menos tempo para se jogar futebol. Ou seja, quanto menos tempo houver para jogar no primeiro tempo, menor a probabilidade de haver uma correção de descida.

Além disso, não se esqueça que o mercado tem memória. Ou seja, se a equipe mandante já apresentou superioridade em algum momento da partida, dificilmente as pessoas terão total confiança para estar a favor da equipe visitante.

Jogo parelho: Alternância [Contínua]

São os famosos jogos lá e cá. Este tipo de jogo não é bom para trabalhar no Match Odds, pois não existe tranquilidade. Ao mesmo tempo que você está a favor de uma equipe, ela pode sofrer um contra-ataque e vice-versa. Geralmente não existe valor nesse tipo de partida. Talvez você possa encontrar valor no mercado de gols, porém é muito perigoso trabalhar no Match odds em jogos com essas características.

Espero que eu tenha conseguido mostrar para vocês a introdução aos movimentos do mercado, para você para você ter uma base de comportamento dos preços em cada uma das situações de jogo.

Aula Anterior  Próxima Aula

Ganhe um bônus de R$200 na Betfair

Acompanhe meu Trabalho

Canal do Youtube - Theo Borges Trader Esportivo

Canal do Telegram - Theo Borges Trader Esportivo

GANHE UM BÔNUS DE R$200

Ganhe um bônus de R$200 na Betfair