Movimentações de Preço no Match Odds

Compartilhe essa aula
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook

Aproveite Melhor o Curso! Cadastre-se gratuitamente para receber dicas de como aproveitar melhor o curso, e ser avisado sempre que uma nova aula for disponibilizada!


Na aula de hoje nós vamos falar sobre as movimentações que acontecem dentro do mercado. Eu vou abordar 3 (três) tipos de movimentos que ocorrem no Match Odds: correção ou ajuste inicial, movimentações naturais e oscilações falsas.

Os exemplos da aula de hoje serão os mesmos abordados na aula de condições das equipes. E eles vão girar em torno da expectativa e realidade, superioridade e inferioridade, além das oscilações falsas que costumam acontecer no Match Odds.

Correções de Preço (Expectativa x Realidade)

As correções ou ajustes iniciais são as primeiras movimentações que acontecem no Match Odds. Quando uma odd é disponibilizada pelos Oddmakers nas casas de aposta, nós temos uma expectativa criada sobre como a partida pode se desenvolver. A partir desses preços determinados pelas casas de apostas, nós, traders temos um norte para poder trabalhar.

Se a expectativa for cumprida, isto é, se acontecer exatamente o que era esperado da partida, o mercado vai te mostrar que não é preciso acontecer nenhuma correção. Em contrapartida, o que nós mais gostamos que aconteça, é quando a casa de aposta precifica as odds, porém, a realidade dentro de campo é totalmente diferente da expectativa criada em cima da partida. São nessas circunstâncias que acontecem a correção das odds iniciais.

Em resumo, as correções e ajustes acontecem quando a realidade dentro de campo está sendo diferente da expectativa criada antes da partida e quase ocorrem até os 20 minutos iniciais. [alert_warning] Veja a minha explicação sobre as correções de preços no vídeo acima a partir de 7:50[/alert_warning]

Correções ou Ajuste de Preço de Superfavoritos

Quando você encontra um time na condição de superfavorito. Por exemplo, o Liverpool jogando contra um time de menor expressão. E suas odds giram em torno de 1.30. Você NÃO pode esperar uma descida do mercado em jogos nestas condições. Ou seja, essa odd não vai ter uma correção para baixo. Isto porque além do Liverpool ser muito superior, a sua odd já foi precificada pelos Oddmakers de acordo com a expectativa esperada para essa partida. Quanto mais baixa essa odd é, mais improvável é o ajuste de descida.

Em contrapartida, essa odd terá grande dificuldade de se movimentar para cima, mesmo se o superfavorito não estiver jogando bem. Isso ocorre muito por conta do favoritismo que as equipes superfavoritas possuem, aliado ao peso do dinheiro, peso da camisa e tradição da equipe. Portanto, nesses casos, se houver o ajuste, este será muito brando. Geralmente essas odds andam lateralizadas.

Correções ou Ajuste de Preço de Favoritos e Não-Favoritos

Imagine agora se o Liverpool a 1.95, jogar contra o Manchester City cotado a 3.50. Nessas circunstâncias, existe uma flexibilidade muito maior de movimentação dos preços, seja lateral, para cima ou para baixo.

Nesta partida, existe um favoritismo em cima do Liverpool, porém a equipe já não é considerada superfavorita. Nessa faixa de odds eu já tenho condição de ter uma correção de preço um pouco mais forte.

Preços lateralizados

O mercado espera que o Liverpool tome as ações iniciais da partida com mais posse de bola, finalizações e com certo domínio sob seu adversário.  Se o Liverpool entrar exatamente com esse comportamento, as odds se manterão estáveis.

Correção de preços: equipe supera a expectativa

Caso a equipe da casa jogue muito mais do que o esperado, isto é, com muito mais posse de bola, finalizações, infiltrações, domínio territorial e recuperação rápida da posse de bola. Nós temos uma equipe jogando como superfavorito, logo, sua odd precisa estar mais baixa do que 1.95. Portanto, a correção dos preços precisa acontecer devido a situação de jogo que não correspondeu à expectativa pré-jogo. Em contrapartida, como o Manchester City está jogando bem menos que o esperado, seu preço também precisa sofrer uma correção. Entretanto, esse ajuste será no sentido contrário, ou seja, de subida.

Correção de preços: equipe abaixo da expectativa

Por outro lado, caso a equipe visitante comece jogando bem mais que a expectativa, ou seja, colocando pressão, finalizações, penetrações, recuperação rápida da posse de bola. É muito provável que a odd do Liverpool irá se ajustar para cima, pois estão jogando muito abaixo do esperado. Ao mesmo tempo, o preço inicial do Manchester City também precisa sofrer uma correção. Logo, a odd do time visitante, nessas circunstâncias de jogo, precisa descer.

Fatores que influenciam a correção dos preços

Em resumo, para que haja um ajuste de odds, é preciso que haja uma superioridade de um time, ou seja, que esse time faça mais do que o esperado.  E consequentemente é preciso uma inferioridade de forma mais clara da outra equipe. Isto é, que esse time faça menos do que era esperado para a partida.

O preço precisa estar equivocado ou supervalorizado. Sendo assim, as odds sofrerão as devidas correções quando houver uma divergência nos preços das equipes. Ou seja, quando uma equipe está jogando mal e seu preço está muito baixo, ou ainda, quando uma equipe está muito bem, porém o seu preço está muito elevado.

Quanto mais situações de perigo houver na partida, na relação expectativa e realidade, maior será a movimentação das odds. As situações de perigo ACELERAM e INFLAMAM o movimento do mercado.

O peso do dinheiro acarreta na movimentação do mercado em massa, principalmente quando uma equipe está jogando muito bem, com o preço equivocado. Quanto mais pessoas estiverem entrando a favor da equipe, mais forte é o movimento de descida. Esses fatores acarretarão em uma aflição do mercado, isto é, pessoas querendo entrar a qualquer custo a favor da equipe que possui grande superioridade na partida, fazendo com que seu preço desça bruscamente.

Movimentação Natural no primeiro tempo

A movimentação natural no primeiro tempo é o movimento que ocorre dos 20 aos 45 minutos, por superioridade ou inferioridade das equipes. Ou seja, ocorre após a correção de preços. Nesse período, existe uma estabilização dos preços, pouca aflição e maiores resistências no mercado. Isto é, se uma equipe estiver jogando bem, provavelmente seu preço irá lateralizar, enquanto a que estiver jogando mal, seu preço subirá, porém de forma mais branda. Após sofrer uma correção de subida, a probabilidade que o preço dessa equipe volte a descer é MUITO pequena. Mesmo porque essa equipe já perdeu a confiança das pessoas que estão no mercado.

Movimentação Natural no segundo tempo

Na segunda etapa a incidência do tempo é um fator que pesa muito na definição das odds das equipes. Isto é, há uma desvalorização constante dos preços, maior aflição no mercado e menores resistências. Portanto, se a equipe não está vencendo a partida, a tendência e movimentação natural é de subida. No entanto, se a equipe estiver jogando bem, a subida do preço é um pouco mais lenta, enquanto a equipe que estiver jogando mal possui uma subida mais acelerada.

Lembre-se que quanto mais baixa uma odd, mais longo é o caminho que ela tem para subir. Por outro lado, quanto mais alto está o preço de uma equipe, menos acelerada é a movimentação de subida.

Movimentação Natural de equipes que estão vencendo

Vamos supor uma partida entre Barcelona cotado a 1.80 e Real Madrid a 4.50. Aos 15 minutos do primeiro tempo o Barcelona abre o placar. Ou seja, após o gol, houve uma correção forçada das probabilidades do time da casa para 1.30 e dos visitantes para 9. No entanto, sabemos que a odd do Barcelona está precificada para um time que está vencendo pelo placar de 1-0 e que a sua direção natural é de descida para a odd de 1.01.

No entanto, como ainda faltam 75 minutos de jogo pela frente, e restam somente 30 ticks para descer, o preço do Barcelona vai se manter estabilizado por bastante tempo. Por isso, muitas vezes, nessas situações, é possível trabalhar contra o Barcelona sem correr o risco de seu preço descer. Entretanto, é bom salientar que corremos o risco sim de tomar um gol contra a nossa posição.

Em contrapartida, o preço do Real Madrid tende a alcançar 1000 de forma mais rápida que o Barcelona a 1.01. Isto porque o Real Madrid precisa de 2 gols para ganhar a partida. No entanto, essa subida também acontece de forma branda.

Oscilações de Preço

Por último, vamos falar da também chamada de oscilação falsa de preço. As oscilações de preço acontecem nas bolas paradas.

Oscilações de Preço no primeiro tempo

Imagine que o Barcelona cotado a 1.92, tenha uma falta perigosa para bater na entrada da área. Todos sabemos que o Messi é um cobrador de faltas excepcional. Isto significa que muitas pessoas naquele momento da falta, vão querer entrar a favor do Barcelona, fazendo seu preço oscilar de maneira muito forte para baixo (1.80 por exemplo). Caso o lance não resulte em gol, a odd vai voltar exatamente para 1.92.

Este é um exemplo de oscilação falsa do preço: a odd desceu por conta de um lance de perigo específico e após o lance não resultar em gol, o preço retorna ao seu devido lugar.

O mesmo aconteceria se houvesse uma falta perigosa para o Real Madrid. No entanto, a odd do Barcelona se movimentaria no sentido contrário. Ou seja, para cima.

Oscilações de Preço no segundo tempo

Aos 70 minutos de jogo a odd do Barcelona encontra-se a 2.80 e o time da casa tem outra oportunidade de cobrar uma falta na entrada da área com o Messi. A odd irá descer bruscamente (para 2.60 por exemplo), devido ao fato das pessoas entrarem no mercado, buscando a oportunidade de gol. No entanto, caso o lance não resulte em gol, a odd vai voltar ACIMA de 2.80 por causa da influência do tempo. Isto é, após a cobrança de falta, resta ainda mesmo tempo de que quando aconteceu o lance.

As oscilações falsas de preço acontecem quando a probabilidade de vitória de um time aumenta devido a um lance de extremo perigo de gol, em um lance isolado e específico. Após passado o lance sem gol, as probabilidades voltam a sua posição natural. [alert_warning]  Eu explico detalhadamente sobre as Oscilações de Preço no vídeo acima a partir de 52:25[/alert_warning]

Aula Anterior  Próxima Aula

Ganhe um bônus de R$200 na Betfair

Acompanhe meu Trabalho

Canal do Youtube - Theo Borges Trader Esportivo

Canal do Telegram - Theo Borges Trader Esportivo

GANHE UM BÔNUS DE R$200

Ganhe um bônus de R$200 na Betfair