Autocontrole

Autocontrole

Como o Autocontrole pode nos ajudar no trading?

No nosso último artigo conseguimos identificar como o autoconhecimento pode ser eficaz para entendermos o porquê tomamos algumas decisões, o que sentimos em alguns casos pode nos levar ao erro.

Mas se conseguirmos saber o momento em que estamos sentindo algo prejudicial a nossa forma de trabalhar, como podemos naquele momento fazer aquele sentimento se esvair?

Vamos ao prático:

A emoção sempre irá existir, fazer dela algo bom ou ruim, dependerá exclusivamente de como irá interpretar aquela situação.

Muitos não conseguem trabalhar o mercado de overs, e vou dar um exemplo meu onde a falta de controle já me levou a muitas entradas que me levaram ao prejuízo.

Um exemplo clássico era em jogos onde minha análise momentânea indicava que uma entrada em over gols poderia ser uma boa ideia para aquele momento. Por algum motivo, mercado ou até suspensão o gol saia antes de eu conseguir entrar.

Essa situação me levava inconscientemente a uma emoção, porém a reação que eu tinha com aquela emoção era que eu estava frustrado, ou seja, eu interpretava aquele sentimento com frustração por não ter entrado no mercado, e aquela interpretação da emoção me fazia ficar ansioso, pois eu não poderia errar novamente. A frustração mais a ansiedade me fazia fazer vista grossa para a leitura de jogo me fazendo entrar no mercado em momentos que talvez não entraria se não estivesse naquelas condições, e isso não aconteceu poucas vezes não.

No entanto com o tempo fui percebendo essa minha reação, e principalmente analisando meus números, percebi muitos reds no mercado de over com entradas após algum gol. É claro que pode sair um gol e o jogo continuar aberto ao ponto de sair mais gols, porém, o que estou dizendo é que a minha ansiedade me fazia ver o jogo aberto sem que ele realmente estivesse.

Então, resolvi tomar uma decisão.

Sabendo qual era minha reação logo após essa situação, criei uma regra que era. Após algum gol que por algum motivo não estivesse no mercado, eu iria analisar pelo menos 5 minutos o jogo novamente para poder fazer uma nova entrada.

Somente com essa regra algo muito importante aconteceu, pois, logo após algum gol nessa situação eu já me lembrava da regra e ao invés de me sentir frustrado e ansioso o que eu sentia era uma tranquilidade muito grande. Eu sabia que o mais importante estava acontecendo que era a leitura para o mercado que estava trabalhando, a leitura era sair o gol, por algum motivo não tinha conseguido pegar, mas se continuasse o trabalho da mesma forma o próximo gol provavelmente eu estaria dentro do mercado e o lucro viria. Ao invés de frustração e ansiedade eu sentia calma e tranquilidade e com isso o trabalho continuava a fluir normalmente.

Esse autocontrole é muito importante para o seu resultado de longo prazo, a forma como pensamos, interpretamos e reagimos a esses fatores externos afetam demais as emoções e podem te levar a resultados bem diferentes.

Como falamos no artigo anterior, as emoções estarão sempre no nosso dia a dia, o seu diferencial será saber que elas estão ali e te afetam tanto positivamente como negativamente. A responsabilidade é só sua de poder usar aquele momento para tentar melhorar a si mesmo ou então jogar a si na mesma vala dos comuns.

Pensar faz parte do nosso trabalho, se quer realmente ter sucesso nesse negócio será necessário entender quais emoções e sentimentos tem em cada situação, como você reagia, como você irá reagir a partir de agora identificando esses padrões e acima de tudo qual será sua “regra” para conseguir manter em ondem esse seu domínio sobre suas emoções.

É sem dúvida uma tarefa muito difícil, saber lidar e controlar levará muito tempo e empenho, mas como qualquer profissão o trading também é algo que se conquista com o tempo, quer ter excelência nesse mercado? Quer se prolongar nesse mercado sendo altamente profissional e rentável?

Então comece para ontem, pois, se conhecer e se controlar faz parte do nosso trabalho, se ainda não faz parte do seu dia a dia então chegou a hora.

Pin It on Pinterest