Concentração

Concentração

Como a concentração ajuda no autocontrole?

Existem pessoas que ao fazerem o trading, atingem um estado incrível de concentração, quase que um estado de transe, conseguem mesmo fazendo algo que é muito difícil, que exige muito delas, que absorve tudo que elas sabem, manter essa concentração para que seu dia de decisões flua normalmente.

Já em outras pessoas esse mesmo momento pode gerar um stress muito grande e levar seu emocional a se destruir.

Mas porquê?

Muito desse medo e stress na operação vem acompanhado na falta de concentração, no texto anterior mostrei um pouco de como o autocontrole vem me ajudando a crescer, agora tem muitas operações que vão precisar de muita concentração para que esse autocontrole funcione.

No trading as decisões são corriqueiras e sempre muito intensas por estar dinheiro envolvido, você precisará lembrar diariamente das suas más decisões anteriores, lembrar delas e fazer diferente, seja na abordagem do mercado, seja na forma de gerir as entradas.

Eu mesmo tenho uma forma muito diferente de abordar minhas entradas hoje e principalmente minha gestão, mas nem sempre foi assim.

Quando iniciei e fui aprendendo com os conteúdos que existiam na época, era quase que uma norma se ter uma stake fixa, pois segundo quem nos “ensinava”, somente assim se conseguiria lucro no longo prazo, tentavam de todas as formas provar isso com cálculos matemáticos e tabelas no Excel, e para alguns isso realmente funciona, mas voltemos a falar de mim.

E assim foi meu início, mesmo não tendo convicção, assistindo aos jogos e não me sentindo bem com aquele valor entrando no mercado, eu colocava, pois queria o tão sonhado longo prazo, eu não pensava, achava o padrão e entrava.

Concentração 0%, automático 100%.

Pois bem, com tempo como podem perceber nos textos anteriores, fui focando em não só conhecer o mercado, os times, as ligas, o foco também era eu, porque me sentia extremamente feliz com algumas entradas e em outras parecia que ia ter um ataque cardíaco a cada gol perdido.

Então com o tempo, paciência e muita análise do meu comportamento, fui modificando minha gestão da stake nas entradas.

Assistia aos jogos, e ali via um padrão do meu método bem claro, sem estar no automático e estando 100% concentrado, no mesmo instante analisava quem era o time, quais eram os atacantes, qual o momento do campeonato e o que aquele jogo valia e em segundos tomava a decisão de quantos por cento da stake iria para o mercado, para muitos isso é quase que um absurdo, para mim era um sentimento inexplicável de trabalho bem feito, com red ou green eu conseguia analisar com a cabeça tranquila o que poderia melhorar.

Agora como poder tomar uma decisão dessa tão rápida?

Com concentração, muita concentração, ter o autocontrole para gerir cada tipo de entrada, com stake totalmente variável exigiria de mim muita concentração para tomar a melhor decisão em segundos, claro que para se chegar nesse ponto também teve muitos e muitos dias na frente do computador, analisando jogos, analisando o mercado de over, validando esse método, e acima de tudo me analisando. E descobri que somente 100% concentrado no jogo eu conseguiria ter essa gestão que me deixava muito mais à vontade.

Busque estar cada vez mais leve nas decisões, acertar ou errar vai fazer parte desse negócio eternamente, agora o que sente no final de cada trade é o que te levará a continuar na caminhada ou não.

O que você sente? Medo? Angústia? Tranquilidade? Realização?

Só você para responder isso, curso nenhum te dará essa resposta. Quando chegar nesse patamar de pensamento é porque você assumiu o controle da única coisa que pode controlar no trading, você mesmo.

Aí entra a chave de todo o processo do trading que já certamente ouviu, PACIÊNCIA para chegar a esse ponto, te digo, se você acha que chegará a essa auto consciência em 6 meses, talvez levará 2 anos.

Mas não se assuste, tudo é assim, no entanto por ser futebol temos a tendência de achar que será simples. Isso irá depender simplesmente de quanto tempo demorará para ter controle de si mesmo e achar um método lucrativo que te dê tempo para continuar seu processo de crescimento.

Alguns conseguem antes, outros levam mais tempo, mas não se assuste, em qualquer profissão é assim, é necessário tempo para subir de cargo e além de tempo, se não ir evoluindo e melhorando suas competências talvez essa promoção nunca chegue, aqui não é diferente.

Concentração para se ter o controle e foco para se encontrar e dar o devido tempo para que seus métodos deem dinheiro consistentemente, não tem como ser diferente, saiba de uma coisa,

O PROCESSO SERÁ LENTO.

A Árvore cresce muito para baixo para depois aparecer e crescer, pense nisso, não queira crescer sem ter a “raiz”, sem o crescimento no tempo certo e da maneia certa você jamais chegará lá, agora saiba, cada árvore tem seu tempo para crescer, assim também será aqui.

Saiba que para ser um trader de sucesso terá que ter as competências necessárias para isso, nem todo mundo pode ser médico, chef de cozinha, ou advogado, e assim nem todos poderão ser traders, e viver exclusivamente disso.

Mas se quer tentar ser, saiba que para se ter as competências para ganhar dinheiro aqui, terá que entender que isso é uma profissão e como toda profissão leva tempo e dedicação.

Só depende de você.

Pin It on Pinterest