Paciência para sobreviver

Paciência para sobreviver

Em época de Covid-19 será muito importante você testar sua paciência e entender como ela é fundamental no seu processo.

Todo iniciante no trading chega muito carregado de esperança por ter achado o grande trabalho que irá mudar sua vida, e com uma ansiedade instaurada muito além do que ele está acostumado a lidar no seu dia a dia. Até aí, tudo bem, agora o fundamental a maioria ainda não saberá…

A paciência é condição fundamental para a sua sobrevivência.

Exatamente, essa é a palavra correta, sobreviver. Esse teria que ser o principal objetivo de todos que iniciam, o pensamento de querer gerar lucro no início é um dos maiores absurdos e erros que você terá já de início. Quer iniciar? Então foque nisso, paciência para sobreviver.

Todo iniciante precisa de um tempo de aprendizagem, e a paciência nesse período onde seu lucro será mínimo, mas seu conhecimento que será algo intangível estará crescendo muito rápido será fundamental.

Quando iniciei no trading, eu achava que conhecia muito de futebol, e isso já seria o suficiente para obter o lucro mensal, pois bem, só achava. Não sabia que o futebol era somente uma parte de todo o processo, que eu precisaria entender os mercados, entender como aquelas odds mexiam, precisava entender o porquê em algumas situações me sentia perturbado, precisava saber qual mercado eu me sentia melhor para trabalhar, e isso são só algumas das coisas que precisava entender.

Com poucas semanas percebi que não sabia absolutamente nada e tive que refazer totalmente meu plano, o ruim é que em 2015 não havia muita coisa e aí decidi que teria que ir aprendendo com o tempo.

Mas como fazer?

Com muita paciência, já de cara vi que gostava muito daquilo, que assistir muitos jogos para mim todos os dias seria uma diversão e então o que eu precisava era focar nas técnicas, mas qual técnica? Teria que criá-las, no entanto já sabia que não iria acontecer do nada e isso já foi um bom começo. Como ainda tinha outro trabalho, foquei no conhecimento por seis meses sem pensar em lucros. Essa paciência diária de assistir jogos e buscar entender como tudo funcionava foi fundamental para eu conseguir chegar onde estou hoje.

Manter-se vivo era a única meta.

Não posso dizer que foi fácil, teve dias péssimos, semanas muito difíceis, a vontade de desistir estava lá, o trading expõe de maneira instantânea seus erros, lidar com o emocional quando as coisas dão errado é o grande desafio para continuar sobrevivendo,  mas sempre que batia essa vontade de parar eu pensava no que havia proposto, lembrava que havia colocado uma meta de 6 meses, que precisaria ter paciência, muita paciência e que talvez, se tudo desse certo, o futuro como trader seria um sonho realizado.

Pra mim foram 6 meses, esse era meu plano, você terá que fazer o seu, e te digo, se conseguir passar por esse tempo de aprendizagem, criando um método que te dê lucro, tendo paciência sabendo que o lucro virá, se fizer o caminho certo e muito foco no seu emocional se conhecendo nos dias difíceis, a chance de dar certo é muito grande. Disse a chance, e não a certeza, pois como qualquer profissão muitos não conseguirão.

Li um texto uma vez que comparava o trader ao pescador.

a pesca exige dos pescadores praticamente as mesmas habilidades de um trader.

Eles estudam bem as condições do mar, consultam as previsões climáticas, conhecem as épocas de desovas e os hábitos dos peixes (você terá que conhecer bem o futebol, os times, as ligas e tudo ao seu redor).

Pescadores sabem que o custo de ficar mudando de lugar ou de técnica a todo momento pode comprometer o resultado de sua pesca. Por isso, escolhem cuidadosamente local, horário, o tipo de equipamento, isca e o período do dia em que há maior probabilidade de encontrar o peixe que ele quer (você terá que ter paciência para validar seu método, nada acontece em 30 dias, você precisará ter discernimento para entender que a validação levará tempo e que ficar pulando de método em método a cada 15 dias não o levará a lugar nenhum)

Depois disso, ele senta e espera. Mas não é uma espera passiva. Ele está o tempo todo olhando o mar, o tempo e a temperatura. E, se algo desfavorável acontece, ele desiste para voltar no outro dia. Se o mar oferece condições, o pescador pega os peixes que conseguir e sabe o momento certo de parar, porque tem consciência de que no dia seguinte o mar estará lá no mesmo lugar, assim como os peixes (você precisará ter a maturidade dos grandes profissionais, espera e paciência, nem todo jogo dará para entrar com seu método, se o jogo oferece condições então trabalhe e dê o seu melhor, senão, aguarde, pois sempre terá um dia seguinte para tentar novamente desde que você sobreviva).

Um pescador que tenha o melhor equipamento e a melhor técnica irá fracassar se não tiver a paciência e a disciplina necessárias para estudar, encontrar o lugar certo e esperar pelo resultado de seu trabalho (não adianta setup maravilhoso, internet super rápida, stream sem delay se não tiver paciência para encontrar a oportunidade certa).

Ele sabe que são necessários anos de experiência até ele adquirir o feeling que só os profissionais maduros têm.

Sabe que esta é a condição para o sucesso e, por ter um objetivo claro e definido em mente, sabe esperar e sabe tudo o que tem que fazer ao longo dessa jornada. E, se não souber, saberá onde procurar a orientação de que precisa (saiba que vendo alguns profissionais que hoje disponibilizam materiais, os mesmos também já passaram por tudo isso, hoje conseguiram ter essa experiência que torna tudo mais fácil a eles, mas jamais compare o capítulo 20 da história de alguém com o seu capítulo 1. O tempo será necessário para chegar ao seu capítulo 20, foque em você).

O trading apresenta os mesmos desafios da pesca, dificuldades parecidas e exige do profissional os mesmos requisitos que o mar exige do pescador.

Só poderá ser um trader de sucesso com estudo e muita paciência, a paciência será o fator fundamental para conseguir lidar com seu emocional e te dar tempo para sobreviver. Está começando a jornada, então foca nessa grande dica:

Apenas tenha paciência e… SOBREVIVA!

Pin It on Pinterest