Tolerância ao Risco

Tolerância ao Risco

Risco? Todos que iniciam nessa jornada infelizmente só pensam em uma coisa, o quanto irão lucrar por mês, esse é o tom de todo iniciante, quando será que vou largar meu emprego? O primeiro grande motivo para isso é que geralmente seu primeiro contato com o mundo do trading esportivo acontece com pessoas que geralmente não vivem do trading mas sim do que o sonhador que está chegando pode lhe dar de lucro. Mas se você está lendo esse texto, com toda certeza já deve estar no caminho certo, buscando a realidade desse que pode sim te gerar uma bela renda, mas também poderá acabar com sua vida se não souber da realidade já no início.

A grande maioria dos traders “fake” irão logo de cara querer que você vá para a ação, te fazer querer estar no mercado com certeza te deixará mais exposto a querer gastar com grupos, cursos ou qualquer coisa do tipo. Essa claramente é uma tática que vai te levar pelo emocional da possibilidade de mudar de vida, você não irá pensar no que pode dar certo ou errado, estará cego pela oportunidade.

Porém se conseguir se blindar dessa vontade louca de ganhar dinheiro e começar a pensar só um pouco, logo perceberá que estamos falando de trading, renda variável e consequentemente risco. E se tratando de uma operação que envolve risco, com toda certeza desse mundo, nem todas as pessoas conseguirão passar horas e horas da sua vida lidando com essa gangorra de ganha e perde.

Então se para ser um médico precisa ter um certo perfil e conseguir lidar muito bem com a vida e a morte, se quer ser um vendedor, precisará de um perfil onde consiga persuadir a pessoa a comprar algo, para ser um trader será que não precisará também de um certo perfil? Ou você acredita que realmente só gostando de futebol irá conseguir?

Mas qual é esse perfil?

Uma das características mais marcantes que identifico em todos os amigos que já trabalhei foi a tolerância ao risco. Por mais que seu método pareça menos arriscado, pelo fator tempo ou qualquer outra coisa, o risco estará presente em qualquer trading, ele estará em cada dia que sentar na frente do mercado para trabalhar, e te garanto, que qualquer um dos grandes profissionais dessa área consegue lidar muito bem com os riscos, e sabendo como o mercado trabalha, todos eles conseguem através de um controle muito rígido de exposição no mercado se manterem saudáveis mesmo com uma sequência de resultados ruins. O oposto disso, são pessoas que sem esse perfil, se expõem demais e a cada resultado ruim aumentam ainda mais suas exposições afetando principalmente sua capacidade de pensar no trading seguinte, o resultado a quem é intolerante ao risco é somente um, a quebra da banca.

Os tolerantes ao risco por natureza sabem que será fundamental uma gestão muito boa para não perder sua banca. O risco está intrínseco nas apostas esportivas, e sabendo da certeza que virão os dias ruins, essa gestão facilitará e muito nesse controle emocional, saber que a perda virá te dará o suporte necessário para aguentar e seguir em frente. Com tudo isso bem elaborado, trabalhar com o risco diário será somente mais um fator dentre outros inúmeros para se solidificar como trader

Um outro perfil que acredito ser complementar e nos ajudará a tolerar os riscos é ser arrojado, viver com a incerteza do resultado será algo que aniquilará uma pessoa que não seja arrojada por natureza.

Mas o que é esse ser arrojado?

Muitas pessoas simplesmente não aguentam não ter a certeza de um resultado negativo, e isso é totalmente compreensível, pois é perfil. Se você não consegue imaginar trabalhar o dia todo e no final do dia ter perdido dinheiro, infelizmente esse não é seu lugar. Não que adoramos perder dinheiro, longe disso, porém quem realmente sabe como funciona a renda variável e o trading esportivo sabe que lidar com isso será fundamental, passar por dias ruins e mesmo assim continuar intacto no dia seguinte é o que te dará controle emocional para tolerar novamente os riscos do dia.

Você já parou para se analisar? Você tem esse perfil? Nem todo mundo conseguirá ser um trader somente por ter disciplina e paciência, a tolerância ao risco deve ser algo intrínseco, sem esse perfil tudo será mais difícil quando o método der errado, ou por algum motivo uma sequência ruim durar algumas semanas.

Então vamos fazer diferente? Ao invés de se lançar em grupos e já sair querendo ir para o mercado, se pergunte: O que é o risco no trading esportivo? Estou disposto a me arriscar todo dia? Como vou reagir perdendo dinheiro? Conseguirei montar uma gestão que não afetará meu emocional? Eu sou tolerante ao risco? Minha cabeça aguentará essa pressão diária?

Só você poderá responder, se está iniciando agora, nunca se esqueça… PENSE mais, se conheça mais, analise mais. Isso te dará tempo para descobrir o seu caminho.

 

Pin It on Pinterest